18 abril 2007

Sedes quer emancipação dos beneficiários do Bolsa Família

Construir a emancipação dos que dependem do Bolsa Família é uma das principais metas da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Para alcançar este objetivo, uma equipe multidisciplinar da Sedes, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), vai realizar um projeto piloto com os cinco municípios de maior concentração de beneficiários do programa, que são Ichu, Itaetê, São José do Jacuípe, Jucuruçu e São José da Vitória.

Prefeitos, secretários municipais de assistência social, o reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim, e o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção, se reuniram na reitoria da Uneb, segunda-feira (16), para discutir sobre a situação socioeconômica de cada município e as alternativas para que os beneficiários do Bolsa Família não dependam mais dele para sobreviver.

"Não temos a ilusão de que vamos resolver totalmente o problema de 1,4 milhão de famílias beneficiárias do programa na Bahia, mas temos a responsabilidade de enfrentar esta situação e encontrar um caminho. É preciso que municípios e Estado estejam juntos nisso", disse Valmir Assunção.

A primeira medida conjunta decidida na reunião foi a formação de equipes de trabalho compostas por integrantes da Sedes, Uneb, prefeituras e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Estas equipes vão fazer um levantamento das necessidades de cada município para o desenvolvimento das potencialidades econômicas locais.

A idéia de desenvolver a economia local, incluindo as famílias beneficiárias do programa, faz parte do conceito de desenvolvimento social adotado pela Sedes, de que ele só é possível se houver uma repartição de riqueza e poder.

O secretário deixou claro que será preciso um trabalho de reeducação dos governos locais. Se antes conquistar verba era a principal motivação da relação entre as prefeituras e o Governo do Estado, agora, a eficiência dos projetos é o que deve ser visado antes de tudo.

A Sedes e a Uneb estão organizando um mutirão para visitar os municípios que fazem parte do projeto piloto já na próxima semana. Em cada município, serão realizadas oficinas com os beneficiários do Bolsa Família e fóruns de desenvolvimento social sustentável.

Nenhum comentário: