14 maio 2007

SRH firma parceria com Ibama e Codevasf na gestão das águas

A Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) firmou parceria com o Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis e Meio Ambiente (Ibama) e com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) para consolidar a construção de políticas públicas compartilhadas e a gestão participativa das águas entre o Estado e o governo federal.

O diretor-geral da SRH, Julio Rocha, destacou que tanto o Ibama quanto a Codevasf são parceiros importantes, porque além de obras de abastecimento na região para ampliar o acesso a água em quantidade e qualidade, há a preocupação do governo do Estado em reforçar as ações em torno da conservação do meio ambiente e de educação ambiental.

Com o Ibama, a parceria visa intensificar atividades que são de competência tanto do órgão federal quanto da SRH, como a fiscalização ambiental nas áreas de influência do Rio São Francisco. O escritório do Ibama em Bom Jesus da Lapa abrange 35 municípios com três biomas diferentes: caatinga, cerrado e floresta estacional, ou seja, remanescentes de Mata Atlântica e, dentre outras coisas, monitora os berçários de pescado e áreas de preservação do Rio São Francisco e as nascentes do Cerrado.

O chefe-regional do Ibama, Manoel Rocha, disse que a parceria com a SRH é fundamental para subsidiar o trabalho do órgão referente à fiscalização e o monitoramento das áreas de preservação. “Vamos trabalhar juntos na fiscalização da outorga (captação de água do rio), do uso de defensivos agrícolas e outros. A parceria com a SRH vai facilitar nosso trabalho porque a superintendência vai nos fornecer informações para facilitar nossa ação”.

Nenhum comentário: