19 maio 2007

PPA Participativo chega ao extremo sul da Bahia

Cerca de 350 representantes de entidades organizadas do extremo sul deram continuidade ao processo de Plano Plurianual (PPA) Participativo do Governo da Bahia, ontem (18), em Porto Seguro. “Para nós, o evento de hoje é importantíssimo, porque consolida a democracia em nosso estado, onde a população era acostumada a somente ser consultada durante as eleições”, disse José Carneiro, representante da Associação de Moradores de Eunápolis. A plenária, realizada no Centro de Convenções de Porto Seguro, foi organizada pela Secretaria de Turismo e coordenada pelas Secretarias de Relações Institucionais (Serin) e do Planejamento (Seplan), responsáveis pelo PPA Participativo.

Embora o PPA-P seja balizador de políticas públicas macroobjetivas que consideram todo o território, o levantamento de questões específicas dos problemas de cada município surge de forma natural. De acordo com o secretário Rui Costa (Relações Institucionais), a nova maneira na relação de proximidade do governo com a população e com os municípios é essencial para o êxito nas resoluções dos problemas. Para Ronald Lobato, secretário de Planejamento, a divisão da Bahia em territórios serve como instrumento de uma mobilização perene no Estado.

Participaram também da abertura dos trabalhos em Porto Seguro, diversos prefeitos da região, além dos secretários Walmir Assunção (Desenvolvimento Social), Geraldo Simões (Agricultura) e Domingos Leoneli (Turismo.

Após a solenidade de apresentação do PPA, diversos grupos foram reunidos, considerando temas distintos como educação, agricultura, segurança, dentre outros. Um grupo de trabalho institucional formado por prefeitos, vereadores e deputados da região, discutiu uma série de políticas que poderiam ser incorporadas ao planejamento do governo. Uma plenária geral no final do dia definiu as três prioridades temáticas do território.

PPA em Itabuna
Os secretários estaduais da Educação, Adeum Sauer, e da Agricultura, Geraldo Simões, serão os anfitriões amanhã (19) da plenária do PPA Participativo, Você construindo a Terra de Todos Nós, em Itabuna. A plenária contará com a participação das entidades representativas da sociedade dos territórios Sul e de Itapetinga, que congregam 40 municípios.

Até ser enviado a Assembléia Legislativa para votação, o plano será amplamente debatido nos 26 territórios de identidade em que a Bahia está dividida. Através deste diálogo como a sociedade, o governo quer ouvir as propostas da comunidade para construir as políticas públicas que proporcionarão o crescimento integrado e sustentável de todo o estado. Inscreva-se aqui.

Nenhum comentário: