31 maio 2007

Bahia entrega caderno de encargos da Copa do Mundo

A Bahia entregou oficialmente, ontem (30), o Caderno de Encargos da Fifa com a proposta do Estado para a Copa do Mundo de 2014, tendo Salvador como “cidade-anfitriã”. O documento foi entregue pelo chefe de Gabinete do governador, Fernando Schimidt, e pelo diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva, o Bobô, ao comitê organizador da competição, no Rio de Janeiro (RJ).

As informações tinham prazo de entrega estipulado até hoje (31), mas o Governo do Estado resolveu se antecipar em um dia. “Cumprimos com o que foi solicitado pela CBF para que a entidade possa obedecer ao rígido cronograma estabelecido pela Fifa”, destacou o governador Jaques Wagner. “Agora, esperamos que o Brasil tenha esta oportunidade histórica de sediar a Copa do Mundo de 2014 e a Bahia seja um dos estados contemplados por um dos grupos da competição”, completou.

O chefe de Gabinete disse que “a Bahia está em dia com a CBF, ao assumir todos os compromissos do questionário e colocar Salvador como forte candidata a ser uma das sedes do maior evento esportivo do mundo”. Em reunião com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, ele deixou acertada a realização de uma partida na Bahia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

“Neste encontro com o presidente da CBF foram tomadas as primeiras providências para que Salvador possa receber um jogo da seleção brasileira nas próximas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, que se realizará na África do Sul. Este jogo será, provavelmente, entre o final de 2008 e início de 2009”, adiantou Schimidt.

Etapa vencida
O secretario do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos mostrou-se plenamente confiante em ver Salvador como “cidade-anfitriã” dos jogos. “Desde a primeira hora, a Bahia mostrou-se determinada a cumprir a forte orientação do governador, que considera esta etapa de hoje como das mais importantes para que a Copa do Mundo de 2014 aqui se realize”.

O secretário disse ainda que merece aplausos o comprometimento de todas as Secretarias de Estado, que disponibilizaram as informações para o Caderno de Encargos e, especialmente, a prefeitura de Salvador pela adesão ao protocolo-padrão da Fifa, para que os jogos sejam realizados no município. “Temos grandes desafios pela frente na área de infra-estrutura, mas vamos superar a todos com muita força e determinação”, ressaltou.

O diretor-geral da Sudesb, após a entrega do documento, garantiu que o Governo do Estado sinalizou com a construção de um novo estádio de futebol para receber os jogos, com o padrão de qualidade exigido pela Fifa. “Vamos construir algo que proporcione conforto e segurança aos torcedores, boas acomodações às equipes e um campo de jogo de primeira qualidade”, finalizou.

O questionário de informações para a Copa do Mundo de 2014 foi entregue ao governador Jaques Wagner, no final de março passado, pelo presidente da CBF, que esteve na Governadoria. O documento contém nove quesitos a serem cumpridos: aspectos gerais; estádios; condições naturais, meio ambiente e patrimônio histórico; plano de proteção ao meio ambiente; condições meteorológicas; transporte; plano de transporte; serviços médicos; e segurança.

Nenhum comentário: