18 maio 2007

Sesab discute planejamento para os próximos quatro anos

Em paralelo às discussões do PPA Participativo, que estão sendo realizadas nos municípios que representam os territórios de identidade, as secretarias estaduais dão continuidade a uma outra etapa da elaboração do Plano Plurianual 2008-2001. Na presença dos secretários do Planejamento, Ronald Lobato, e da Saúde, Jorge Solla, dirigentes e técnicos de diversas áreas da Secretaria da Saúde (Sesab) reuniram-se hoje (17) para discutir as estratégias e os programas que serão desenvolvidos pela Sesab ao longo dos próximos quatro anos.

O encontro, que integra a segunda etapa do Planejamento Estratégico Setorial para a elaboração da matriz programática do PPA, foi realizado durante todo o dia no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), que está promovendo a atividade com todas as secretarias estaduais. “Esta etapa aprofunda as discussões sobre programas e projetos a serem realizados e trata dos indicadores para acompanhamento”, destaca o secretário do Planejamento, Ronald Lobato, comentando a forma positiva com que a sociedade vem apontando caminhos na área da saúde nas plenárias públicas do PPA Participativo.

O secretário da Saúde, Jorge Solla, frisou a importância da atividade para o Plano Estadual de Saúde (PES), instrumento de planejamento da secretaria. “Este processo de construção do PPA vai qualificar as intervenções do Governo do Estado, valorizando a articulação entre todos os setores envolvidos”, disse Solla, destacando que técnicos e dirigentes de diversas áreas da Sesab participaram da atividade.

Duas etapas
A reunião de planejamento estratégico setorial da Sesab foi dividida em duas etapas. Pela manhã, representantes da Seplan realizaram o alinhamento conceitual e a apresentação da metodologia, com discussão sobre programas e seus atributos e o modelo de gestão e avaliação do plano (indicadores), entre outros assuntos. À tarde, os técnicos da Sesab se dividiram em grupos para aprofundamento das cinco principais linhas de ação do planejamento da saúde: Gestão democrática e desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS), Atenção à saúde com eqüidade e integralidade, Intervenção e incorporação de tecnologias em saúde, Vigilância de riscos e agravos à saúde individual e coletiva e Gestão do trabalho e educação para a saúde.

A partir dos encontros setoriais e com o permanente assessoramento da Seplan, as secretarias concluirão o desenho dos planos de ação, com o detalhamento dos resultados a serem alcançados, projetos e ações que serão materializados em programas, considerando-se a previsão da receita para os próximos quatro anos. “Toda a discussão tem como objetivo primordial integrar planejamento, orçamento e gestão e os programas são o elo de ligação entre eles”, afirma o superintendente de Orçamento público da Seplan, Cláudio Peixoto.

Prazos legais
O projeto de lei do PPA 2008-2011 será encaminhado para apreciação da Assembléia Legislativa até o dia 31 de agosto. A aprovação do texto deve acontecer até o encerramento das atividades do Legislativo em 2007. “Este ano, além do PPA, estamos trabalhando concomitantemente na elaboração do orçamento de 2008, que será enviado à Assembléia Legislativa até 30 de setembro”, esclarece Cláudio Peixoto, lembrando que os orçamentos de cada um dos quatro anos têm que estar alinhados com o PPA 2008-2011.

O PPA é um instrumento de planejamento governamental de médio prazo, no qual são definidos para quatro anos os objetivos, diretrizes e metas da administração pública de forma regionalizada, conforme disposto no Artigo 165, parágrafo 2º da Constituição Federal e no Artigo 159, parágrafo 1º da Constituição Estadual. O projeto de lei do PPA é composto de uma mensagem do governador, do texto de lei em si e do anexo dos programas.

Nenhum comentário: