15 maio 2007

Seagri e Ufba assinam protocolo para criação do Itagro

Um protocolo de intenções de cooperação técnica, científica e cultural firmado na manhã de hoje (14) entre a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e Universidade Federal da Bahia (Ufba) é o primeiro passo para criação do Instituto de Tecnologia da Agropecuária (Itagro).

De imediato, o protocolo vai permitir a formação de uma rede de laboratórios para realizar diagnósticos, análises e pesquisas demandadas por órgãos públicos relacionados à agropecuária. Depois será lançado o portal eletrônico do Itagro, onde técnicos, produtores, pesquisadores e interessados em geral poderão buscar informações e orientações técnicas atualizadas sobre setor na Bahia, abrangendo a áreas de assistência técnica e extensão rural.

Durante a solenidade de assinatura, realizada na Seagri, destacou-se a importância da atuação articulada das instituições de diferentes instâncias do setor público para otimizar recursos e esforços para promover a modernização da agropecuária baiana. “Com este documento, as instituições se comprometem a estimular e implementar ações conjuntas, somando e convergindo esforços para qualificar a agropecuária do estado”, disse o secretário da Agricultura, Geraldo Simões, lembrando que a parceria vai se estender a outras universidades e instituições de pesquisa, a exemplo da Ceplac.

Hoje, devido à falta de articulação entre as instituições existentes no estado que atuam em áreas relacionadas ao setor agrícola, muitas vezes serviços laboratoriais que poderiam ser feitos na Bahia acabam sendo executados em outros estados e até mesmo fora do país. Segundo Simões, a meta é otimizar esforços para que a Bahia não seja apenas uma importadora de soluções, mas desenvolva uma tecnologia própria, capaz de atender à sua demanda interna e possa, inclusive, servir como referência para o resto do Brasil.

O reitor da Ufba, Naomar Almeida, revelou que sempre houve o interesse numa parceria mais intensa com o Governo do Estado voltada à agropecuária. “O secretário Geraldo Simões foi o primeiro a buscar a universidade para um trabalho em conjunto. Isso nos entusiasmou muito, pois é uma solução que já buscamos dentro das próprias instituições ligadas à Ufba, onde também não era padrão trabalhar em rede”, afirmou.

Os professores e pesquisadores Carlos Roberto Franke (Ufba) e Gonçalo Pereira, baiano radicado em São Paulo que integra o quadro da Universidade de Campinas (Unicamp), são idealizadores das propostas do Itagro e do portal. Eles explicam que a criação do instituto e o funcionamento em rede dos laboratórios vão permitir um diagnóstico mais exato do setor agropecuário na Bahia.

Com várias instituições trabalhando juntas será mais fácil, por exemplo, mapear e fazer o controle de doenças de animais e plantas. O portal, por sua vez, facilitará o acesso desde o pequeno ao grande produtor que busquem de orientação sobre problemas em sua lavoura ou rebanho. “Mesmo o pequeno produtor poderá ir à sede do órgão de assistência técnica mais próximo de sua propriedade que tenha um computador ligado à internet e ver no portal onde pode encontrar a vacina ou defensivo que precisa comprar”, comentaram os pesquisadores.

Nenhum comentário: