07 maio 2007

Ministro da Educação lança PDE e Programa de Alfabetização da Bahia

O ministro da Educação, Fernando Haddad, e a primeira-dama do país, Marisa Letícia, estarão em Salvador, quarta-feira (9), para o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) na Bahia e do Programa Estadual de Alfabetização. O evento será realizado no auditório Iemanjá do Centro de Convenções da Bahia, a partir das 9h30, com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário estadual da Educação, Adeum Sauer.

Tendo a educação como uma das principais metas da gestão, o Governo do Estado quer reduzir em 50% os índices de analfabetismo adulto na Bahia, que é o maior do Brasil em termos absolutos. Segundo dados do IBGE (2005), a taxa de analfabetismo da população acima de 15 anos na Bahia é de 18,8%, quase o dobro da taxa nacional e muito próxima da taxa da Região Nordeste, que é de 21,9%. Além disso, a taxa de analfabetismo dessa população na zona rural é uma das mais altas do país – 31,6%.

O encontro revela a forte articulação entre os governos federal, estadual e municipal que vai marcar as principais ações do estado na área educacional. Estão sendo esperados todos os 417 prefeitos e secretários municipais que serão articuladores do Programa Estadual de Alfabetização no interior do estado.

A proposta será detalhada aos secretários municipais, na tarde do mesmo dia, também no Centro de Convenções da Bahia, com a presença do secretário estadual da Educação, Adeum Sauer, e do secretário Nacional de Alfabetização, Educação Continuada e Diversidade, Ricardo Henriques.

Nenhum comentário: