14 maio 2007

Filadélfia ganha posto do PSF no aniversário de 22 anos

Cerca de 450 famílias dos povoados de Carrapato, Várzea Grande, Riacho do Mulungu, Riacho das Pedrinhas e Mossoroca, no município de Filadélfia, a 344 quilômetros de Salvador, região do Piemonte da Diamantina, já estão sendo atendidas pela unidade do Programa Saúde da Família (PSF) inaugurada pelo governador Jaques Wagner, sábado (12), no distrito de Cabeça da Vaca.

O posto tem uma estrutura física com três consultórios médicos, salas de procedimentos, posto de coleta de exames laboratoriais e farmácia. A equipe do PSF conta com um médico, um odontólogo, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e quatro agentes de saúde, que além dos atendimentos internos, irão fazer visitas domiciliares e palestras para a comunidade. A previsão é de 20 atendimentos diários.

A unidade faz parte do Programa Saúde Bahia que tem como objetivo estruturar a saúde dos municípios, para que eles tenham condições de atender aos pacientes sem precisar transferi-los para grandes pólos e melhorar a atenção básica e as ações de promoção da saúde. Uma das prioridades do programa é garantir a assistência ao PSF.

O governador disse ser uma satisfação muito grande poder participar das comemorações dos 22 anos de emancipação política de Filadélfia, ainda mais quando se entrega uma obra de tamanha importância para o município como um posto de saúde. “Saúde e educação são a nossa prioridade. Encontramos o estado muito debilitado nessas duas áreas, por isso estou feliz sabendo que estamos contribuindo com a melhora do sistema de saúde do estado e do município”.

Wagner também ressaltou que é obrigação dos governos federal, estadual e municipal oferecer um bom atendimento de saúde às comunidades mais distantes. “Aqui em Filadélfia inauguramos essa unidade e mais três estão para serem inauguradas nos próximos meses nos distritos Aroeira, Papagaio e um na sede, no bairro do Jacaré”.

Para a implantação das quatro unidades foram investidos cerca de R$ 350 mil, por intermédio do Programa Saúde Bahia, que atualmente atende a 63 municípios. Em abril deste ano o Governo da Bahia, através da Secretaria da Saúde (Sesab), anunciou a inclusão de mais 23 municípios no projeto de acordo a mudança do critério de atendimento que agora será pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Melhorias
Segundo o aposentado Manoel da Silva, 67 anos, o posto inaugurado no distrito de Cabeça da Vaca vai melhorar muito as condições da população, tendo em vista que a maior dificuldade encontrada pela comunidade é o transporte para a cidade. “Tenho certeza que a saúde do nosso povo vai melhorar. Não vamos mais precisar ficar na beira da pista esperando uma carona para ir até a sede, vamos poder ser atendidos aqui mesmo”.

Um outro problema apontado pela dona de casa Osvaldina Oliveira, 47 anos, mãe de sete filhos, foi a falta de atendimento pré-natal e cuidados de prevenção. “Tive 10 filhos, mas três morreram por falta de prevenção durante a gravidez. Agora as mulheres daqui vão poder fazer pré-natal e garantir uma gravidez sem risco e filhos mais saudáveis, além de se prevenir de outras doenças”, contou.

Depois da inauguração do posto no distrito de Cabeça da Vaca, a 5 quilômetros da sede, Wagner seguiu para participar da inauguração do novo prédio da prefeitura. Lá, o governador se comprometeu com a recuperação do hospital e do mercado municipal, além da reabertura da unidade da Cesta do Povo. Estiveram presentes ao evento o presidente da Assembléia Legislativa, o deputado estadual Marcelo Nilo, e prefeitos da região.

Nenhum comentário: