11 maio 2007

230 municípios já aderiram ao TOPA

O programa estadual de alfabetização de jovens e adultos, Todos pela Alfabetização (TOPA), já recebeu a adesão de 230 municípios baianos. O balanço é considerado positivo pela Secretaria Estadual da Educação (SEC), já que o programa foi lançado ontem (9). Dos 38 municípios localizados nas regiões do Sisal e Semi-árido Nordeste II, foco prioritário do programa este ano, 27 deles assinaram o termo de adesão ao TOPA. As adesões, no entanto, continuam a ser realizadas através da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica (Sudeb), na sede da Secretaria.

Com o maior índice de analfabetos, segunda dados do último censo do IBGE, o município de Coronel João Sá aderiu hoje (10) ao TOPA. O prefeito José Romualdo Sousa Costa veio à SEC e assumiu o termo de adesão, visando a reverter a estatística que aponta 51,8% da população analfabeta. “Sou parceiro. Acredito que todo o programa que melhore a Educação tem que ser abraçado pelo prefeito. A iniciativa do governo estadual é muito importante, porque o município não pode fazer tudo sozinho”, afirmou o prefeito.

Apesar de haver um foco prioritário, o secretário estadual da Educação, Adeum Sauer ressalta que o programa estará aberto à adesão dos 417 municípios que queiram estabelecer a parceria. “Vamos reduzir, nos próximos quatro anos, o analfabetismo adulto (15 anos ou mais) na Bahia em, no mínimo, 50%. Pra isso, é fundamental a parceria de todos os municípios, sem distinção, independente de afinidades políticas ou opções partidárias”, conclama Sauer.

Após o lançamento e adesão dos prefeitos, o TOPA vai realizar ainda no mês de maio o cadastramento dos alfabetizandos. Entre maio e junho, os 330 coordenadores de turmas e 6.600 professores alfabetizadores serão inscritos, convocados e receberão capacitação específica para o programa. As aulas das primeiras turmas começam em julho e devem durar seis meses. Os resultados serão avaliados por município e aqueles que mais conseguirem reduzir os índices serão reconhecidos através do Prêmio Cosme de Farias.

Nenhum comentário: