12 maio 2007

Emissoras públicas de TV não retratam a cultura negra

A programação atual das três principais TVs públicas do país não refletem elementos da cultura negra e indígena. Este é o resultado de uma pesquisa da Fundação Cultural Palmares, que avaliou durante uma semana a programação da TV Cultura, da TVE Rede Brasil e da TV Nacional. O estudo foi apresentado durante os debates que marcaram o 1º Fórum Nacional de TVs Públicas, esta seman,a em Brasília.

A avaliação mostrou que apenas cerca de 4% da programação das três emissoras abordam em entrevistas, programas de auditório e telejornais elementos da cultura negra. Foram considerados assuntos étnico-raciais, religião, comida, música, dança e folclore, por exemplo, com foco na cultura negra brasileira ou estrangeira.

Na avaliação do autor da pesquisa, o cineasta Joel Zito Araújo, as emissoras públicas não têm se caracterizado pela diversidade, meta que devem buscar por definição. Além disso, a aparição de segmentos da população negra e indígena na televisão pública é muito pequena e pouco se diferencia do universo das televisões privadas, “onde negros e índios também estão fora das telas”.

Como exemplo, a pesquisa aponta que a TV Nacional convidou para participar dos programas 105 pessoas. Dessas, mais de 90% tinham padrões estéticos arianos e cerca de 10% de origem afro. Nenhum convidado era descendente da raça indígena.

O diretor da Radiobrás, responsável pela TV Nacional, José Roberto Garcez, disse que, a partir da pesquisa, discussões serão promovidas dentro da empresa. “A idéia é fazer um debate com os profissionais da empresa e apontar medidas para corrigir este problema”, afirmou. Segundo ele, o objetivo de incluir essa população na programação da emissora será um trabalho cotidiano. “A nossa pauta terá sempre que atender a diversidade.”

Na TVE, a opção pelo perfil eurodescendente também esteve presente. Dos 85 convidados para os programas, cerca de 83% eram brancos, com padrões de beleza ariano, sendo 15,2% dos convidados afro-descendentes. Apenas um convidado tinha origem indígena. O mesmo padrão foi apresentado pela TV Cultura.

Nenhum comentário: