12 abril 2007

Seleção pública da SEC atrai mais de 182 mil

O processo de seleção pública para contratação temporária, via Reda, realizado pela Secretaria da Educação (SEC) atraiu 182.209 candidatos aos postos de inscrição na última semana. O balanço final da SEC aponta que 161.521 se inscreveram para as 6.373 vagas de assistente administrativo, auxiliar de alimentação escolar (merendeira) e serviços gerais, enquanto 20.688 concorrem às 3.442 vagas para professor.

A SEC publica também nesta edição uma nova lista de nomeação com 55 professores aprovados no concurso público de 2005, para preenchimento de vagas em Salvador.

Vagas para professores no Reda não substituem as de concursados
Não existe nenhum caso de oferta de vagas para contratação de professores por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) destinado a cargos em que haja professores disponíveis na lista de aprovados no último concurso. A garantia é da Secretaria da Educação (SEC).

As vagas oferecidas pela seleção pública do Reda vão suprir exclusivamente escolas em municípios onde não há professor concursado apto a assumir a vaga e cuja contratação imediata é fundamental para não prejudicar o ano letivo.

Em pouco mais de três meses de gestão, o atual governo nomeou 1.594 professores concursados e convocou outros 220 candidatos aprovados no último concurso, o que demonstra claramente o interesse em preencher as vagas com os candidatos aprovados. Durante todo o ano de 2006, no governo anterior, apenas 471 professores foram nomeados.

O processo seletivo simplificado, ao qual a SEC teve de recorrer devido à necessidade emergencial de professores nessas áreas, foi aprovado pelo Conselho de Políticas de Recursos Humanos (Cope), que fez minuciosa análise da lista e vagas a serem preenchidas, justamente para evitar qualquer sobreposição com aquelas contempladas no concurso.

A seleção pública para o Reda envolve unicamente a oferta de vagas que não tiveram candidatos aprovados ou não foram incluídas no concurso realizado pela gestão anterior.

Por definição do próprio conselho, a SEC não abriu vaga para a seleção pública de professores em Salvador. Vale lembrar, segundo a secretaria, que a instauração de um processo de seleção pública para contratação via Reda é uma medida inédita na Bahia, utilizando-se, pela primeira vez, de provas para avaliar universalmente os candidatos.

Nenhum comentário: