29 março 2007

Fátima Nunes quer investigar o Programa Cabra Forte

Em pronunciamento no plenário da ALBA nesta terça-feira (20), a deputada Fátima Nunes (PT) manifestou a necessidade de instalação de uma CPI para apurar as irregularidades cometidas durante o Governo Paulo Souto, na execução do Programa Cabra Forte.

De acordo com ela, em conversa com produtores do interior do Estado, os técnicos do Programa, que deveriam visitar os atendidos a cada três meses, em muitos casos estiveram uma única vez nas propriedades, apenas cadastrando os produtores e nunca mais voltaram.

A parlamentar destacou a utilização de estruturas públicas, como é o caso de um frigorífico na cidade de Juazeiro, que deveria estar sendo utilizado por uma cooperativa de produtores e que foi cedido para a utilização por parte de uma empresa privada.

“O que deveria ser utilizado pelos produtores da região está nas mãos de parentes de políticos”. Disse Fátima.

Outro ítem destacado pela petista, é a concentração em uma área de apenas 100 hectares na cidade de Ponto Novo, de uma propriedade que através de irrigação, produz feno para abastecer centenas de produtores espalhados pela Bahia: “como é possível fornecer alimentação para todo o rebanho em uma área desse tamanho? Com que freqüência foi transportado esse produto para cidades a centenas de quilômetros daquele local?” – Questionou Para corroborar as denúncias feitas por produtores, a deputada apresentou uma cópia de auditoria realizada em 2006 pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE, no qual constam inúmeras irregularidades.

“É preciso fazer um levantamento completo no Programa Cabra Forte para sabermos se houve desvios de recursos, afinal, somente em 2004 e 2005 foram consumidos mais de R$ 30 milhões do dinheiro público e os produtores, ou pelos menos a maioria daqueles que deveriam ser
beneficiados, não foram atendidos” – Concluiu Fátima Nunes.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Deputada Fátima Nunes

Nenhum comentário: