19 março 2007

Universidade Aberta

Universidades baianas irão concorrer às 60 mil vagas da Universidade Aberta
As instituições públicas de educação superior da Bahia estarão formalizando amanhã (20), às 9h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), uma proposta conjunta para concorrerem às 60 mil vagas que a Universidade Aberta do Brasil (UAB) está oferecendo este ano para todo o país.

Na ocasião, acontece também a cerimônia de formalização de um consórcio permanente que reúne estas instituições. O evento contará com a participação do secretário estadual da Educação, Adeum Sauer, e reitores das universidades públicas baianas.

O Acordo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural que será firmado pelas instituições baianas, garantirá o desenvolvimento das ações conjuntas entre as universidades, que estarão propondo à UAB a oferta de oito cursos de licenciatura, além de possibilitar um contingente reservado à formação de professores em exercício em todo o estado.

A proposta do consórcio é ofertar os cursos de licenciatura em Química, Matemática, Letras e Pedagogia, Biologia, Geografia, História e Física. As graduações ofertadas serão desenvolvidas na modalidade a distância, com a mesma duração da modalidade presencial e o processo seletivo será feito por cada universidade promotora.

No intuito de angariar mais vagas da UAB para a Bahia, através de uma iniciativa pioneira, o Estado formalizou um consórcio permanente entre as universidades com a articulação da Secretaria Estadual da Educação (SEC), através do Instituto Anísio Teixeira (IAT). O consórcio reúne as universidades Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), do Estado da Bahia (Uneb), Estadual de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste Baiano (Uesb), Estadual de Santa Cruz (Uesc), Federal da Bahia (Ufba) e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

Histórico
Criada em 2005 pelo Ministério da Educação (MEC), a Universidade Aberta do Brasil (UAB) visa à articulação e integração experimental de um sistema nacional de educação superior. O sistema é formado por instituições públicas de ensino superior, que levam ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros que não têm oferta ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos.

Através da UAB, uma ou mais instituições públicas de ensino superior oferecem cursos superiores na modalidade de educação à distância, para atendimento dos estudantes nos pólos municipais de apoio presencial. O público alvo é qualquer cidadão que concluiu a educação básica e for aprovado no processo seletivo, atendendo aos requisitos exigidos pela instituição pública vinculada ao Sistema Universidade Aberta do Brasil.

Nenhum comentário: