A ampliação de dois para sete terminais de atendimento vem reduzindo em 50% o tempo de espera dos servidores que buscam os serviços da Coordenação de Movimento e Provimento de Pessoal da Secretaria Estadual de Educação (SEC). Mais do que preocupada com a agilidade no atendimento, a SEC também buscou humanizá-lo. Para isso, disponibilizou no local uma televisão e cafezinho para que os servidores sintam-se mais à vontade enquanto aguardam atendimento. Ainda este mês, também estarão disponíveis dois terminais de auto-atendimento.
O espaço é uma espécie de coração da SEC. “Tudo que passa pela vida funcional do servidor passa por aqui”, explica a coordenadora Lícia Villas-Bôas. Ou seja, para concessão de licenças-prêmio, médica, maternidade, mudança de carga horária, remoção, relotação, exoneração, o servidor tem que passar por lá. É um vínculo que começa com o ingresso na secretaria e se estende até a aposentadoria. São pequenas alterações, mas não passam despercebidas aos olhos do público-alvo.
Locada em duas escolas, a professora Cláudia Maria Austricliano Barroso, quer concentrar a carga horária de 40h em apenas uma delas. Enquanto aguardava atendimento, ela disse que o setor está mais ágil. “É muito bom a gente perceber que há uma preocupação com a valorização do profissional e sua auto-estima”, destacou, lembrando que antes era um tratamento frio e impessoal.
Também na fila de atendimento, a professora do Colégio Estadual Francisca Franco, Luiza Braga, diz ser a favor de toda espécie de tecnologia que tenha impacto direto na melhoria do atendimento. “Sou a favor de todas as mudanças que visem acabar com a burocracia de filas e senhas”, disse.
Pelo local passa diariamente uma média de 100 a 120 pessoas. Com as mudanças, o tempo médio de atendimento caiu de 40 para 20 minutos. “Nossa preocupação é em oferecer um atendimento cada vez mais humanitário. Percebemos que medidas simples, aliadas à vontade de proporcionar melhorias, podem fazer uma boa diferença”, avaliou a superintendente de Recursos Humanos, Marilene Betros. Apesar de ainda não terem sido concluídas, as mudanças já foram sentidas pelo público logo no primeiro momento. “São pequenos detalhes que fazem uma grande diferença”, informou a coordenadora de Movimento e Provimento de Pessoal, Lícia Villas-Bôas.
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