23 janeiro 2007

Os 27 anos do PT em Salvador

Depois de dar a volta por cima, reeleger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aumentar o número de governadores e ser a legenda mais votada para a Câmara Federal, o PT começa agora os preparativos para celebrar seus 27 anos de fundação e, ao mesmo tempo, dar início a um profundo processo de reflexão sobre o Brasil, o socialismo e o futuro do próprio partido.

O aniversário será comemorado nos dias 9 e 10 de fevereiro, em Salvador (BA), com uma série de atividades políticas e culturais.

A escolha da capital baiana é uma homenagem à expressiva vitória de Jaques Wagner na eleição para o governo do Estado, que pôs fim a décadas de domínio carlista e se transformou numa das mais importantes conquistas do partido nestas quase três décadas de existência. Foi na Bahia também que o presidente Lula teve uma de suas maiores votações em termos percentuais.

A programação inclui reunião do Diretório Nacional, ato de lançamento do 3º Congresso Nacional do PT (marcado para julho), jantar com o presidente Lula, um seminário internacional e uma grande festa popular.

Todos os eventos, com exceção da festa, acontecerão no hotel Othon Palace, na praia de Ondina. As atividades terão início na manhã do dia 9 com um seminário internacional sobre os desafios da esquerda latino-americana e caribenha, organizado pela Secretaria de Relações Internacionais do PT.

À noite haverá um jantar para 500 pessoas, com a presença do presidente Lula e do governador Jaques Wagner. Os preços do convite ainda não foram definidos.

No sábado (10) acontecem a reunião do Diretório Nacional, durante todo o dia; o lançamento do III Congresso, à noite; e, na seqüência, a festa popular.

A reunião do DN, como de praxe, é restrita aos dirigentes nacionais, observadores e convidados. Já o lançamento do Congresso será aberto e feito em um auditório maior, com capacidade para 1.100 pessoas.


Festa
A festa popular encerra as comemorações a partir das 21h. Ela acontecerá a cerca de oito quilômetros do hotel, no Parque Atlântico/Espaço Sideral, um complexo de lazer localizado no bairro Patamares, à beira da praia. São esperadas de 3 mil a 5 mil pessoas.

No local da festa haverá palco para shows, espaço fechado para música eletrônica e barracas de comidas e bebidas. A idéia é promover uma grande manifestação popular da cultura baiana, no estilo da tradicional Festa do Largo, e fazer com que a celebração se repita todos os anos.

“Essa é uma época muito festiva em Salvador. E queremos incorporar o aniversário do PT no calendário turístico da cidade”, afirma Marcelino Galo, presidente do PT-Bahia e um dos organizadores da programação.

Segundo ele, o conjunto de atividades programadas para os dias 9 e 10 de fevereiro é o coroamento da vitória obtida pelo PT no Estado. “Nossa vitória foi emblemática porque significou a queda do último coronel do Nordeste (o senador Antonio Carlos Magalhães, do PFL), que vinha se colocando como grande algoz do governo federal”, comemora Marcelino.


PROGRAMAÇÃO
9 de fevereiro (sexta-feira)
Das 9h às 17h – Seminário internacional “Os desafios da esquerda latino-americana e caribenha”, com dois intervalos para café e um para almoço

20h – Jantar com o presidente Lula para 500 convidados


10 de fevereiro (sábado)
Das 9h às 17h – Reunião do Diretório Nacional, com dois intervalos para café e um para almoço

18h – Lançamento do 3º Congresso Nacional do PT

21h – Festa popular no Parque Atlântico/Espaço Sideral

Nenhum comentário: