06 agosto 2007

Nova Bahia: Transparência, diálogo e parceria com a iniciativa privada

Segurança institucional, infra-estrutura e transparência são três pré-condições exigidas por qualquer investidor, nacional ou estrangeiro, antes de decidir onde vai colocar o seu dinheiro. Essas garantias foram oferecidas, hoje (6), em São Paulo (SP), pelo governador Jaques Wagner, aos empresários que integram a Câmara Americana de Comércio (Amcham), instituição estabelecida em 1919 para promover e fomentar o comércio, o investimento e a cidadania empresarial entre Brasil e EUA.

Wagner, acompanhado do secretário estadual da Indústria, Comércio e Mineração, Rafael Amoedo, abriu o encontro da segunda edição da série “Diálogo Público Privado”, promovido pela Câmara Americana de Comércio, dando uma visão panorâmica das oportunidades que a Bahia apresenta a investidores das várias áreas da economia, e assegurou que sua administração é aberta e transparente; os incentivos fiscais serão destinados àquelas atividades que se ajustem ao Plano Diretor de Desenvolvimento do Estado, posteriormente detalhado pelo secretário Amoedo. Participaram da mesa de debates os presidentes da Oxiteno, da Visteon Sistemas Automotivos, da Odebrecht e da Ford.

As dificuldades encontradas na infra-estrutura da Bahia (portos, hidrovias, rodovias, ferrovias etc.) e a necessidade da permanente capacitação da mão-de-obra foram as questões mais freqüentes apontadas pelos empresários durante o debate com o governador e o secretário.

O governador concordou com as preocupações apresentadas pelos empresários com relação à precariedade da infra-estrutura baiana, destacando, no entanto, as providências que estão sendo adotadas para melhorar a situação do Estado. Ele ressaltou que a parceria com a iniciativa privada é fundamental para atacar esses problemas.

Detalhou um pouco os projetos das ferrovias Oeste-Leste e Norte-Sul e disse estar considerando a possibilidade de trabalhar as rodovias BR 116 e 124 num regime de concessão e convocou o empresariado a se engajar nos esforços para diminuir o número de analfabetos no estado, numa referência específica ao programa Todos pela Alfabetização (Topa), que busca acabar com o analfabetismo no Bahia.

Mencionou também a parceria já existente com o governo Federal, a Petrobras e outras instituições de fomento. Anunciou que estará viajando para os EUA e a China, nas próximas semanas, a fim de manter encontros com empresários e instituições financeiras, em busca de novos investimentos.

Ao final do debate, o governador informou, bem-humorado, "para quem ainda não saiba", conforme ressaltou, que a rede Starbucks de cafeterias está usando café da Bahia, assim como o McDonalds compra nossas batatas e "até vinho baiano já está sendo servido na França". Wagner foi o segundo governador a participar da série “Diálogo Público Privado”. O primeiro foi o do Espírito Santo, Paulo Hartung.

Com sede em São Paulo e presente em Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Goiânia, Recife, Ribeirão Preto e Uberlândia, a Amcham é uma organização não-governamental, considerada a maior Câmara Americana de Comércio do mundo, reunindo cerca de 6.800 sócios entre pequenas, médias e grandes empresas, que atuam em diversas áreas da economia e empregam algo em torno de 1,6 milhão de trabalhadores. Do total das associadas, 80% são brasileiras, 13% americanas e o restante de diversas outras nacionalidades.

Nenhum comentário: