24 agosto 2007

Técnicos da CAR dão início às ações do Terra de Valor

Um grupo formado por 24 técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) – 13 de Salvador e 11 do interior do estado – deu início, ontem (23), às ações do Projeto de Desenvolvimento de Comunidades Rurais das Áreas mais Carentes do Estado da Bahia – Terra de Valor. Eles vão visitar 2.700 comunidades das regiões nordeste e sudoeste, localizadas em 34 municípios de mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), área de abrangência do projeto.

Segundo o coordenador do projeto, César Maynart, antes dos técnicos irem a campo, foram realizados 23 dias de capacitação intensiva, com a participação de 18 entidades, entre secretarias de Estado, movimentos sociais e organizações federais, que expuseram suas ações e vão ser parceiros do projeto, a exemplo do MST, FUNAI e Ongs. “O curso foi extremamente positivo e a equipe teve condições de detalhar todo o projeto e definir as estratégias de intervenção, visando maior técnica e eficácia na aplicação dos recursos”, explicou.

Maynart informou que a capacitação realizada pela empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), foi proveitosa e que agora o próximo passo é fazer o diagnóstico e formar os comitês comunitários e conselhos territoriais. As ações serão iniciadas simultaneamente em todos os 34 municípios. O projeto está dentro do cronograma planejado para 2007 com o FIDA – Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola. “Primeiro, identificaremos as demandas da população e transformaremos essas demandas em projetos, que serão implementados”, acentuou.

Com o curso foram definidas as estatísticas e metas do projeto e como será sua monitoria e a avaliação. Segundo o coordenador, os técnicos entenderam o que é o projeto e, juntos, avaliaram o que é preciso reajustar. Além disso, saíram da capacitação com o Manual de Operações definido. Nele, sabemos qual será o modelo de gestão territorial, os critérios para financiamento do projeto e as regras para o proceder esse financiamento.

Das 2.700 comunidades visitadas, os técnicos escolherão 300 para que sejam feitos os investimentos iniciais. A intenção é atendermos as comunidades que tiverem maior necessidade e são consideradas mais pobres. “Vamos nos apoiar no conhecimento da CAR para fazer esse diagnóstico”, enfatizou Maynart.

Terra de Valor
Executado pela Secretaria do Desenvolvimento e Integração Regional- Sedir, o Projeto Terra de Valor tem como meta beneficiar 90 mil homens, mulheres e jovens, sendo 35 mil diretamente e 55 mil indiretamente. O projeto contará com US$ 60 milhões divididos igualmente entre o FIDA e a contrapartida do Governo do Estado.

Também está assegurada uma doação do FIDA ao Estado da Bahia, no valor de US$ 500 mil, para o desenvolvimento de dois projetos piloto de biodiesel a partir da mamona produzida pelos pequenos produtores rurais assistidos pelo projeto. O público do projeto será constituído de famílias carentes que residem no meio rural. A estimativa é que o projeto atinja aproximadamente de 35 mil famílias, em 600 comunidades rurais.

As ações envolvem ampliação da oferta hídrica, com a construção de barragens, cisternas, sistemas de abastecimento d’água, investimentos em infra-estrutura básica, como instalação de energia solar e elétrica, construção de pequenas pontes e sanitários residenciais; apoio às microempresas rurais e à agricultura familiar para assegurar a segurança alimentar e o incremento da renda; desenvolvimento ambiental; formação profissional e capacitação para o trabalho; fortalecimento das organizações comunitárias; apoio ao comércio; inserção dos jovens nos mercados de trabalho urbano e rural e enfoque de gênero.

Nenhum comentário: