24 abril 2008

Operação "Auxílio Sufrágio" combate fraudes contra o INSS

VITÓRIA/ES – Policiais federais realizam na manhã desta quinta-feira (24) a Operação AUXÍLIO-SUFRÁGIO, com o objetivo de investigar e combater a atuação uma organização criminosa voltada para fraudes contra a Previdência Social. A fraude teria ocorrido desde 2003, com o prejuízo identificado nos últimos seis meses de aproximadamente R$ 5 milhões aos cofres públicos.

A Justiça Federal (TRF 2ª região) determinou a prisão temporária de 50 pessoas envolvidas nas fraudes. Serão cumpridos 59 mandados de busca e apreensão no Espírito Santo.

O objetivo da quadrilha era receber, mediante fraude, benefícios previdenciários de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. As investigações revelaram que o grupo tem a participação de um deputado estadual, perito médico licenciado do INSS, que já ocupou por mais de uma vez a cadeira de vereador do Município de Cariacica, região metropolitana da Grande Vitória (ES). Há indícios de aproveitamento político-eleitoral por parte de alguns integrantes da quadrilha.

Alguns integrantes da quadrilha são servidores e médicos peritos do INSS, assessores parlamentares do Deputado, despachantes previdenciários, além de médicos e funcionários de clínicas médicas particulares.

Para o êxito na fraude, a quadrilha se valia de laudos ideologicamente falsos conseguidos através de médicos particulares e posteriormente homologados por médicos peritos do INSS.

O trabalho foi realizado pela Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários da Polícia Federal no Espírito Santo, pelo Ministério da Previdência Social, por meio de servidores que compõem a Força-Tarefa Previdenciária no Espírito Santo, Procuradoria Regional da República.

IMPRENSA
Coletiva marcada para as 14 horas de hoje na Superintendência da PF em São Torquato - Vila Velha/ES.

Por: COMUNICAÇÃO SOCIAL – SR/DPF/ES
Tel.: (27) 3331-8029 / 8818-6393

Nenhum comentário: