23 abril 2008

70% dos municípios baianos terão telefonia móvel

A cobertura de sinal da telefonia móvel na Bahia será ampliada em 50% até o final deste ano. Um convênio firmado entre o Governo do Estado e a operadora Claro, nesta terça-feira (22) vai permitir o acesso da população de 98 municípios do semi-árido e da Chapada Diamantina ao telefone celular – nas tecnologias GSM e 3G. Atualmente, apenas 209 dos 417 municípios baianos podem ter telefones celulares.

Os equipamentos serão instalados em torres de retransmissão da TVE que estão espalhadas por diversas localidades. “O Sistema de compartilhamento está aberto a outras operadoras e emissoras de televisão que queiram ampliar a participação na Bahia. É muito importante levar à população, serviços na área da telefonia móvel e também o conteúdo da produção das emissoras de TV locais”, disse o governador Jaques Wagner, durante a solenidade.

Segundo o presidente da Claro, João Cox, a atuação da empresa vai passar de 150 para 248 municípios, com o convênio assinado com o Governo do Estado, o que representa uma expansão de 60% na Bahia.

O executivo explica que de acordo com estudos realizados pelo Banco Mundial (Bird), cada 10% de inclusão de clientes no campo da telefonia celular representa um acréscimo de 1% no Produto Interno Bruto (PIB) da localidade contemplada. “Isso significa aumento na arrecadação de impostos, incentivo à formalidade no mercado de trabalho e geração de renda”.

Dados da Anatel apontam que atualmente há 125 milhões de linhas de celulares habilitadas no Brasil contra 40 milhões da telefonia fixa. Na Bahia, o serviço conta com 7,8 milhões de clientes em quatro operadoras.

Além do convênio na área de telefonia, representantes do governo e da operadora também discutem a implantação de sistemas de acesso à internet em banda larga em escolas públicas das redes estadual e municipal de ensino na Bahia.

Tecnologias GSM e 3G
A sigla GSM (Sistema Móvel Global) se tornou há pelo menos seis anos uma palavra comum às pessoas que utilizam o aparelho celular. Segundo especialistas, seus principais atributos são a facilidade de roaming – que é obter conectividade em áreas fora da localidade geográfica onde está registrado – e a dificuldade de fraudes. Atualmente é a tecnologia mais usada, com 73% do mercado mundial e é na Europa o seu ponto global mais forte. No Brasil, o mercado de GSM representa 28%.

Já os defensores da tecnologia 3G acreditam que há um melhor desempenho e altas taxas de transmissão de dados com acesso a serviços de banda larga sem fio em qualquer tipo de computador.

Nenhum comentário: