23 abril 2008

Comissão de Educação debate concurso na Uneb

O projeto que prevê a realização de concurso público para o preenchimento de 770 vagas de professores, 1.080 de técnicos e 360 de cargos em comissão na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) será discutido em audiência pública promovida pela Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos. O encontro foi aprovado ontem, em data ainda a ser definida, junto com a realização de outra audiência para discutir a situação das fundações que prestam serviços às universidades públicas.

De acordo com o presidente da comissão e autor do projeto, deputado Bira Corôa (PT), a proposição surgiu da reivindicação trazida pelo reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim, a vice-reitora, Amélia Maraux, além de pró-reitores, em visita ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PSDB).

Bira Corôa explicou que o último concurso na Uneb ocorreu há mais de 16 anos e que, na ocasião, havia apenas cinco campi em comparação aos 24 atuais, sendo, segundo ele, o maior do país. A Uneb conta hoje com 28,8 mil alunos, oferecendo 137 cursos de graduação, além de programa de extensão e pesquisa.

O presidente da comissão explicou que o projeto já foi inclusive discutido com a Secretaria Estadual da Educação (SEC). De acordo com Bira, nos últimos anos a Uneb se utilizou das contratações temporárias, algumas via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), para preencher essas vagas. "Isso trazia muitos problemas. A Uneb muitas vezes investia na capacitação do funcionário e , depois de dois ou no máximo quatro anos, era obrigada a cancelar o contrato", explicou.

Nenhum comentário: