05 junho 2007

Governo da Bahia inaugura rede multiserviços no CAB

O Centro Administrativo da Bahia (CAB) está ganhando uma nova infovia, a Rede Gigabit Ethernet, com velocidade de acesso seis vezes maior que a rede anterior: de 155 Mbps para 1Gbps, ampliando a capacidade de prestação de serviços on-line aos usuários e possibilitando a integração de dados, voz, áudio, imagem e vídeo. A Rede Multiserviços Infovia CAB em Gigabit Ethernet, que teve investimento de R$ 2,8 milhões, será inaugurada amanhã (6), às 9h, no Data Center da Prodeb, pelo secretário da Administração Manoel Vitório.

O projeto da rede multiserviços permitirá o atendimento a demandas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Governo da Bahia e contribuirá para a efetiva implementação do Governo Eletrônico no Estado, que tem como princípio a interação do Governo com o cidadão, explica o presidente da Prodeb, Alexandre Junqueira.

O diretor de Infra-estrutura Tecnológica da Prodeb, Luiz Fernando Sberge, destaca que a migração da tecnologia ATM para Gigabit Ethernet constitui um salto tecnológico na Rede Infovia CAB, que interliga por fibra ótica todos os órgãos estaduais localizados no Centro Administrativo da Bahia e opera desde 1998. O modelo adotado na nova infovia é o de Redes Metropolitanas (Metro Ethernet Network), que interconectam redes corporativas geograficamente separadas, através uma rede WAN ou backbone operados por um provedor de serviços.

Entre as vantagens da nova tecnologia, estão melhor relação custo-benefício, produtividade, qualidade, padronização, gerenciamento de serviços e escalabilidade. Os equipamentos envolvidos no projeto são redundantes, proporcionando alta disponibilidade e maior segurança com adequados níveis de qualidade de serviço para atendimento às diversas demandas dos Parceiros-Clientes da Prodeb, em particular o gerenciamento remoto do ambiente computacional e o backup corporativo.

Nenhum comentário: