04 setembro 2007

HGE já conta com uma nova Unidade Intermediária

O Hospital Geral do Estado (HGE) inaugurou dia 3 a segunda Unidade Intermediária para atender os pacientes que receberam alta da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). São 28 novos leitos, divididos em oito salas, completamente recuperadas na sua estrutura física e dotadas de equipamentos especializados e profissionais treinados para desenvolver este tipo de atendimento. Até o momento, a Bahia só contava com uma unidade dessas, no Hospital Roberto Santos.

O diretor-geral do HGE, André Luciano Andrade, informou que o atendimento para quem deixava a UTI era feito na enfermaria de clínica médica do hospital, o que era inadequado. “Hoje mesmo os pacientes já ocuparão os novos leitos; no HGE não é possível ficar equipamento ocioso em momento nenhum”, declarou. Os pacientes serão atendidos por nove médicos lotados na unidade, corpo de enfermagem, além de especialistas, conforme a necessidade de cada um.

Andrade disse que, só em camas, foram investidos cerca de R$ 60 mil e, na instalação de uma nova rede de gás, foram alocados mais R$ 20 mil. “Mas ainda houve outros gastos, foi uma grande intervenção, envolvendo forro, pintura, humanização da ala e salas para que os profissionais possam descansar”, afirmou.

Segundo Andrade, desde o início do ano já foram recuperados no HGE, além da unidade que foi entregue hoje, mais duas unidades cirúrgicas, uma ortopédica e uma de traumatismo racmedular. Outras quatro devem ser reformadas e ampliadas até o final do ano. “O hospital tem 17 anos e recebe cerca de 350 novos pacientes por dia, as enfermarias estavam precisando de renovação do material e de esturutura física”, observou.

O secretário da Saúde, Jorge Solla lembrou que o Governo do Estado está atuando em vários hospitais para ampliação de UTIs e implantação de unidades semi-intensivas, como a inaugurada há poucos dias no Roberto Santos. “Temos hospitais já sendo reformados e outros ainda para começar na próxima semana. Até o final do ano, serão 14 hospitais com obras de reforma e ampliação concluídas ou em curso”, garantiu.

Nenhum comentário: