11 setembro 2007

Banco de Projetos ajuda empresas que pretendem apoiar a cultura

Os empresários interessados em apoiar projetos culturais contam com mais uma facilidade. A Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) disponibilizou, na internet, o Banco de Projetos do Fazcultura, que reúne todos os projetos aprovados pelo programa de 2004 a 2007 e que ainda não conseguiram patrocínio. O objetivo é divulgar os projetos aprovados pelo Fazcultura e que estão aptos para receberem apoio. As principais informações sobre os projetos, inclusive linguagem artística, valor aprovado, incentivo a receber e contrapartida do patrocinador estão no site www.cultura.ba.gov.br/apoioaprojetos/fazcultura/downloads .

“Com isso, as empresas podem identificar os projetos que têm interesse em patrocinar e, em seguida, entrar em contato com a Secretaria de Cultura para receber informações mais detalhadas sobre estas propostas”, explica o superintendente de Promoção Cultural da Secult, Paulo Henrique de Almeida. Segundo ele, já são 288 projetos cadastrados no Banco. “A idéia é divulgar também uma breve descrição de cada projeto para que as empresas tenham condições de avaliar melhor o objetivo de cada proposta”, acentuou.

O Fazcultura, que integra o Programa de Fomento à Cultura, ganhou novas regras este ano, como o percentual de 50% dos recursos para as produções fora da Região Metropolitana de Salvador, com 25% reservado a proponentes do interior.

Vale destacar que o Fazcultura é um programa de incentivo ao patrocínio cultural realizado pelo Governo do Estado com recursos provenientes de abatimento no ICMS. O proponente é quem se encarrega de conseguir um patrocinador, que arca com 20% do valor do projeto. Os 80% restantes são garantidos pelo Governo do Estado, através de renúncia fiscal.

Nenhum comentário: