10 setembro 2007

Governo participa dos 20 anos do MST

O mesmo local, onde há exatos 20 anos, um grupo de trabalhadores rurais fez a sua primeira ocupação na Bahia, foi visitado dia 8 pelo governador em exercício, Edmundo Pereira.

Acompanhado pelo ex-ministro da Defesa, Waldir Pires, pelo secretário da Educação, Adeum Sauer e pelo secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção, Pereira participou das comemorações pelos 20 anos de fundação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra, celebrado no Assentamento 40-45, no município de Alcobaça, no extremo sul. Saiba mais

Em 1987, enquanto as centenas de militantes - liderados por Valmir Assunção, hoje secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza -venciam as cercas do antigo latifúndio, que tomava boa parte do território de Alcobaça, outras centenas de sem-terra ocupavam a sede da primeira secretaria estadual de reforma agrária, criada pelo então governador Waldir Pires.

Em vez de repressão, o diálogo. “Ao saber que o secretário da Reforma Agrária (Euclides Neto) estava na secretaria, determinei que não houvesse qualquer repressão, e fomos negociar”, recordou Waldir.

O secretário da Educação destacou o trabalho desenvolvido pelo MST nos acampamentos e assentamentos, muitas vezes em condições precárias. Adeum elogiou o trabalho educacional realizado que, além da educação formal, proporciona a formação de lideranças.

Ele anunciou medidas importantes de apoio à educação nos assentamentos, como a repasse de 200 kits tecnológicos (monitor de tv, aparelho de DVD e disco com material educativo). Os kits serão usados pelos professores dos assentamentos e acampamentos como parte das ações do Programa Todos pela Alfabetização (Topa).

Sauer anunciou ainda o atendimento a outras reivindicações do MST para a educação, com a implantação de quatro centros regionais de ensino médio e o início das atividades de uma nova unidade da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) no Assentamento Terravista, no município de Arataca, região cacaueira.

O governador em exercício destacou que o governador Jaques Wagner autorizou o secretário da Agricultura, Geraldo Simões, a contratar técnicos agrícolas através para apoiar e melhorar a produção nos assentamentos da reforma agrária e nas pequenas propriedades rurais

Nenhum comentário: