19 julho 2007

Serin - Novo sistema de relacionamento institucional do governo

Tornar ágil o atendimento às demandas, uniformizar o relacionamento do governo e modernizar a relação entre as esferas institucionais. Esses são os objetivos do Sistema de Relacionamento Institucional (SRI), apresentado quarta-feira (18) aos representantes de órgãos e secretarias estaduais do governo do estado da Bahia, no auditório da Sucab.

Com o SRI, parlamentares, prefeitos e, posteriormente, representantes dos movimentos sociais, receberão uma senha com a qual poderão acompanhar seu pleito em relação ao governo em um sistema através da internet. A iniciativa deve dinamizar a relação entre as representações institucionais da sociedade com o governo da Bahia, abrindo mais um canal de diálogo.

Na primeira etapa da implantação do sistema, parlamentares das três esferas, municipal, estadual e federal, além de prefeitos, terão seus cadastros realizados pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin).

Após o cadastro, esses representantes receberão uma mensagem por e-mail confirmando o registro, junto com um usuário e senha. O cadastro permitirá inicialmente que o representante solicite uma audiência ou faça um convite oficial a uma representação governamental através da rede mundial de computadores. Com essa mesma senha, o demandante poderá acompanhar o desenvolvimento da sua solicitação e alterá-la.

De acordo com o secretário de Relações Institucionias, Rui Costa, se em quatro dias o demandante não obtiver um retorno, o secretário ou dirigente responsável da área receberá, através do próprio sistem,a uma mensagem alertando sobre a pendência.

No quinto dia, os dirigentes recebem outro alerta e a solicitação pendente chega ao conhecimento da Serin. “Essa ferramenta possibilitará o acompanhamento de perto das demandas de setores da sociedade, em um trabalho conjunto de todo o governo para dar agilidade na relação com as instituições”, afirmou o secretário. Cada secretaria ou órgão terá acesso a sua área específica. Participaram da reunião, representantes da Sesab, Sefaz, SSP e outros setores do governo.

Nenhum comentário: